Figurinos
Apresento-lhes agora os figurinos que apareceram nos 30% iniciais da peça, foram utilizadas 5 cores que são:
Azul;
Vermelho;
Marrom;
Laranja;
Preto.
Vermelho;
Marrom;
Laranja;
Preto.
Utilizamos o estilo realista.
#Lembrando que os figurinos são passíveis de mudanças, visto que imprevistos podem acontecer, mas nada que modifique o desenho original projetado para cada personagem
Os palhaços
Padeiro e mulher do padeiro
Padre, bispo e sacristão
Severino e o cangaceiro
Antônio Morais, Chicó e João Grilo
Aparecida, Encourado e Demônio
ILUMINÇÃO
(30% da apresentação)
ENTRADA:
A apresentação começará com todas as
luzes do auditório apagadas, inicia a
cena com os atores de lado para a
plateia e começará a representação da
entrada que terá 3 momentos de
iluminação diferentes.
1ª momento: Os atores farão sua
caminhada, para orar por sua alma no seu
julgamento final, até a entrada da
compadecia terá a seguinte iluminação fraca.
Com luz de ataque com potência de 20%
> P < 30% (tem que ser feito teste
para saber a potência exata) e a
contra luz terá P>20%, assim como a luz de
compensação.
2º momento: A entrada do Encorado, Demônia
e a compadecida, os quais
darão voltas ao redor dos outros
atores que estarão orando por suas almas.
Terá a seguinte iluminação. A contra
luz e Compensação terão mesma
potência do 1º
momento e a luz azul e vermelhar (terão que ser testadas)
3º momento: a entrada das palhaças. A
compadecida, encorado e demônia,
saem de cena e o foco vai para as
palhaças, como mostra a ilustração a seguir.
As potências continuam as mesma do 1º
momento.
Com o fim da entrada, todas as luzes
serão apagadas e acesas após dez
segundos para a troca de cenário.
Voltando com a mesma iluminação do 1º
momento da entrada, há não ser pela
potência que aumentaria, para quase
todo o resto dos 30%. Terá algumas
variações que serão explicitadas.
Durante a cena da morte dos cachorros
João Grilo faz dois desabafos sobre
o tratamento de seus patrões, nesse
momento a luzes ficarão mais fracas para
dar um ar trágico.
A outra variação da iluminação será
quando Chicó fala sobre a morte,
depois do cachorro morrer. Aonde as
luzes apagarão ficando apenas um
refletor com foco em Chico e João
Grilo como mostra a ilustração a seguir.
Sonoplastia
A
peça se inicia com a apresentação dos personagens que serão julgados, onde
estarão em silencio enquanto são rodeados pelo Encourado e a Compadecida, nessa
cena, contaremos com a sonoridade de sinos, badaladas longas e que darão a
sensação, ao público, de um clima mais sério.
Ainda
no início teremos a presença de duas palhaças que servirão como narradoras,
nessa parte a música irá mudar para um clima mais, digamos, de picadeiro, será
efetuada uma música de circo, porém, não será uma música alegre, o ritmo irá
contribuir com a narração e levara o público ao verdadeiro objetivo, a reflexão
dos que está sendo encenado.
Continuidade do ato
Durante
quase todo o resto do primeiro ato, contaremos com a frequência constante de um
ritmo típico nordestino, onde o clima dos personagens poderá ser passado ao
público o mantendo dentro da cena.
Cena após a confirmação da morte do cachorro
Pretendo
nessa cena efetuar uma música mais séria, uma música que possa gerar reflexão,
pois esse cena mostra a visão do mundo, para Chicó, diante da morte do
cachorro.
Inspiração
Nosso grupo se baseou no próprio filme (O Auto da Compadecida) para obtenção da sonoplastia, pois a sonoridade será em quase todo o tempo de ritmos nordestino, que caracterizam a cena, claro que também acrescentamos algumas coisas pra deixar a nossa marca, como o início da peça e entre algumas cenas mais tristes. Temos o nosso toque criativo mais a predominância será o nosso agradável ritmo nordestino.
Inspiração
Nosso grupo se baseou no próprio filme (O Auto da Compadecida) para obtenção da sonoplastia, pois a sonoridade será em quase todo o tempo de ritmos nordestino, que caracterizam a cena, claro que também acrescentamos algumas coisas pra deixar a nossa marca, como o início da peça e entre algumas cenas mais tristes. Temos o nosso toque criativo mais a predominância será o nosso agradável ritmo nordestino.
Estudo do Sound Forge Pro 10 – programa de edição
Para a edição da sonoplastia da peça usaremos o programa Sound Forge Pro 10.
O Sound Forge Pro 10 é considerado um dos melhores programas de edição de áudio do mercado. Além de trazer uma grande quantidade de efeitos, o programa ainda há perfis pré-ajustados para facilitar o trabalho do usuário. Apesar do seu grau de profissionalismo, o programa também conta com efeitos simples como flange (distorção), pitch (afinação) e eco até os mais robustos como wave hammer.
O Sound Forge Pro 10 é considerado um dos melhores programas de edição de áudio do mercado. Além de trazer uma grande quantidade de efeitos, o programa ainda há perfis pré-ajustados para facilitar o trabalho do usuário. Apesar do seu grau de profissionalismo, o programa também conta com efeitos simples como flange (distorção), pitch (afinação) e eco até os mais robustos como wave hammer.
O
programa conta também com a gravação de áudio através de microfones internos em
notebook ou também externos. Vale lembra que ele não só grava vozes (a serem
usadas em narração por exemplo) mas qualquer áudio, sendo esses os de
instrumentos e diversas outras fontes, a vantagem desse programa para esse
método de obtenção de som é a utilização do Noise Reduction 2, um recurso que
corrige chiados em gravações a melhora a qualidade do áudio gravado.
Quando
o assunto é melhoria de qualidade, o Sony Sound Forge mostra-se uma excelente
opção para correção de falhas. O programa conta com diversas ferramentas que
possibilita a edição do áudio, sendo eles a conversão de canais, alteração do
Fade (in e out), inverter determinada parte da faixa de áudio, normalizar o
nível de volume, regular o tempo da faixa e muito mais.
O
Sound Forge Pro 10 não se limite ao arquivo de áudio, nele é possível também a
edição do áudio direto de um arquivo de vídeo, sendo que estes devem estar no
formato AVI, WMV, MPEG-1 e MPEG-2. Esse recurso ajuda a poupar tempo em relação
à formatação de arquivos, e pode ajudar também quando se trata de um áudio que
irá ser posto em um vídeo.
Cenografia
O texto teatral O Auto da Compadecida é dividido em
quatro atos. Para compor o cenário desses quatro atos utilizamos uma estratégia
bastante simples que deverá ter uma sincronia do cenário com a iluminação, onde
teremos todo o cenário no placo mas a iluminação vai indicar onde estamos.
Inicialmente, durante a primeira parte da peça que seria uma apresentação, não
teremos nada no cenário. Mas a partir do momento em que começa a peça em si
teremos no meio do palco o pátio da igreja, utilizaremos dois bancos de
madeira, de um lado teremos a cidade, utilizaremos, para simbolizar, duas
árvores fictícias, do outro lado teremos a igreja, onde utilizaremos uma
estrutura de madeira com aspectos de uma igreja. Com essa estratégia, queremos
mostrar a relação que diversos grupos sociais, o pobre, o bispo, o padre, o
major, etc, têm, que muitas vezes não percebemos. Através do cenário dará para
perceber que o espaço dramático será um dia agitado de uma cidade pequena onde
haverá certos conflitos entre personagens. Os primeiros 30% do nosso espetáculo
ocorrerá em apenas um ato que se subdivide em algumas cenas. Inicialmente, como
já foi dito, teremos uma espécie de apresentação da peça, onde não terá nada no
cenário mas na segunda cena, depois que saem todos os personagens, aparecerá
João Grilo e Chicó conversando no Pátio da Igreja, utilizaremos dois bancos de
madeira para representa-lo, depois haverá várias saídas e entradas de
personagens mas o cenário se manterá o mesmo até o fim desse ato.
Desenho do Espaço Cênico:
Vista Frontal
Vista Espacial
1 – Árvores, representa a
saída pra cidade
2 – Bancos, pátio da
igreja
3 - Igreja
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